quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Tribo Azande

O Reino Azande já chegou a incluir partes do sul do Sudão, do nordeste da República Democrática do Congo e da República Central Africana.

Os colonizadores europeus dividiram a região em distintos países mas os Azandes permaneceram em sua terra natal, que é a floresta tropical, onde plantam frutas, café e árvores folhosas.



Espiritualidade

Os Azandes acreditam em espíritos e demônios ancestrais, assim como em um espírito primordial que permeia todos os aspectos da existência humana.

Eles veem os eventos negativos, como machucados e acidentes, como resultado de fatores físicos observáveis, fatores espirituais ou transgressões sociais.

Bruxaria e adivinhação são usadas para entender a origem dos eventos negativos e, quando possível, levar a situação para uma direção mais positiva e saudável.

Um desses rituais é o benge, no qual as partes envolvidas vão para a selva e dão veneno a uma galinha.

Os participantes fazem uma pergunta e interpretam a resposta levando em consideração se a galinha vive ou morre. Respostas também podem ser obtidas através do "dakpa", no qual os Azandes oferecem aos cupins três tipos de ramos e observam qual das três espécies eles escolherão.

Nascimentos

As tradições Azande proíbem mulheres de comer certos alimentos, como batata doce, chamada de "mene", por medo de o alimento causar aborto.

Quatro dias após o nascimento, a mãe senta com a criança na fumaça de uma fogueira de folhas verdes. Isso faz com que a criança fique forte.

As garotas não são circuncisadas, mas os jovens homens passam pela circuncisão aos 19 anos.



Casamento

Historicamente, o homem Azande oferece um dote de 20 lanças para a família da noiva.

Os homens que não possuem o dinheiro necessário para pagar 20 lanças podem se casar com as outras irmãs, para neutralizar a necessidade do dote.

Alguns homens pagam esse dote quando a menina ainda é criança.

Morte

Os Azandes atribuem todas as mortes a bruxaria. A família que sofreu a perda pode usar pedaços do cabelo e das unhas em um ritual para descobrir a pessoa que causou a morte.

As tradições de luto dizem que a viúva deve tirar suas roupas e seus ornamentos imediatamente após a morte do marido. As viúvas devem manter seu cabelo curto por um ano, após a morte.

Eles enterram os mortos na posição sentada, com os queixos encostados no joelhos.

Os homens voltados para o lado do sol nascente, ao leste, e as mulheres voltadas ao sol poente, no oeste.



Arte e dança

Os Azandes dançam durante a noite, no período de lua cheia. Os homens formam um círculo e dançam ao som da música com os braços abertos e as mãos para cima.

As mulheres formam um círculo interno e podem formar uma linhas em volta do centro do círculo. Tambores e cantorias acompanham essas danças. As músicas contêm letras obscenas e picantes.

Os Azandes também produzem artesanatos tradicionais, como casca de tecido e produtos de madeira, incluindo cestas, móveis e armas.



Fonte: Google

Nenhum comentário: