quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Biblioteca Infantil Multilíngue



Inaugurada em agosto de 2013, a Biblioteca Infantil Multilíngue é o primeiro espaço da América Latina com livros em diversas línguas para crianças e jovens até 19 anos.

A Biblioteca foi idealizada por Duda Porto de Souza em 2009, época em que a jornalista começou a angariar doações, entre elas DVDs, revistas, gibis, itens de informática e brinquedos.

Para que os usuários se sintam cada vez mais à vontade, o local não só proporciona dezenas de estantes repletas de obras infantojuvenis - além de uma Brinquedoteca àqueles ainda não familiarizados com a leitura -, mas também pretende apresentar aos visitantes eventos como workshops, palestras e salas de leitura e brincadeiras com convidados muito especiais.

A ideia é unir pessoas de todos os níveis sociais, credos e raças. Se você é um curioso, está no lugar certo – certíssimo! Se não se considera um curioso, vai se surpreender! A surpresa, falando nisso, é também garantida aos baixinhos, que podem se deparar com mensagens pessoais de incentivo escritas pelos doadores em páginas em branco dos livros.

Acervo

A Biblioteca Infantil Multilíngue Belas Artes conta atualmente com mais de 7 mil livros, obras em português, espanhol, japonês, inglês, italiano, francês, alemão, entre outros idiomas. 

Reservados a toda comunidade, os empréstimos podem ser feitos por crianças e jovens até 19 anos, pesquisadores ou qualquer outro interessado.

Novidades

Todos os meses, novos livros são acrescentados à rica coleção da Biblioteca Infantil Bilíngue. Confira aqui a lista das principais aquisições do espaço nas últimas semanas.


Empréstimo de livros

Para se tornar usuário da Biblioteca, os interessados precisam apresentar um documento de identificação (RG, carteira profissional, carteira de conselho profissional, carteira de motorista, certificado de reservista e passaporte) e um comprovante de residência (conta de água, gás, luz ou telefone).

No caso de menores de 16 anos, pede-se que a inscrição seja feita por um responsável legal, que assinará um termo de responsabilidade.

Como apoiar

O processo de arrecadação é contínuo e qualquer doação é muito bem-vinda. Editoras, escritores, curiosos, apaixonados, crianças e adultos, por favor, compareçam ao espaço ou entrem em contato utilizando a guia Atendimento.

Recebemos exemplares nas áreas de literatura e artes, bem como gibis em diversos idiomas.

As únicas recomendações são que essas obras sejam indicadas para o público infantojuvenil e, claro, estejam em bom estado de conservação.

Vale lembrar que as doações podem ser feitas na própria Biblioteca Infantil Multilíngue, localizada na Rua Dr. Álvaro Alvim, 90, ou, caso você disponha de elevado número de publicações, nós providenciamos a retirada.

Caso prefira, você pode entrar em contato pelo e-mail bibliotecainfantil@belasartes.br

Serviços
  1. Acervo - Consulta
  2. Empréstimo, reserva, renovação e devolução de livros.
Regulamento

Este regulamento disciplina o funcionamento da Biblioteca Infantil Multilíngue Belas Artes e tem por objetivo assegurar a prestatividade dos seus serviços.

Como se afiliar

O cadastro na Biblioteca infantil é realizado mediante apresentação do RG, da Carteira de trabalho ou de outro documento oficial, e também o comprovante de residência atual. É necessário a entrega das cópias e apresentação dos originais dos documentos, e em seguida já é possível a retirada de materiais.










Informações: Biblioteca Infantil
Fotos: Arquitetura de Bibliotecas

Um comentário:

Leia-me Já! disse...

UAAAAAU! Que bacana!