quinta-feira, 4 de abril de 2013

Biblioteca do Parlamento Canadense

No início a província do Canadá não tinha uma capital definida, e a sua biblioteca passou por diversas mudanças de endereço até que a Rainha Victoria definiu em 1857 a capital do Canadá como Ottawa, fazendo assim o endereço definitivo da Biblioteca do Parlamento Canadense. 

Projetado por Thomas Fuller em estilo gótico foi inaugurado em 1876, a sua forma circular e o uso de galerias foram inspiração do primeiro bibliotecário Parlamentar, Alfeu Todd, que recomendou também que o edifício deveria ser grande e espaçoso e aconselhou que ele deveria ser separado do Bloco Central para protegê-lo do fogo. 

O fogo é o grande inimigo da Biblioteca, em 1849 legalistas atearam fogo e conseguiram queimar mais de 200 livros de um acervo total de 20.000 livros.

Em 1916 o Bloco Central sofreu um grande incêndio, o fogo destruiu a maior parte do Bloco Central, mas a biblioteca não foi atingida devido as portas corta fogo. Em 1952, um incêndio começou na cúpula da própria biblioteca, danificando parte do acervo por causa da água e fumaça.

Os painéis de madeira foram desmontados, enviados para Montreal onde foram limpos e protegidos contra o fogo e parte do piso foi refeita em cerejeira, carvalho e nogueira.



No interior, a variedade de texturas, cores e detalhes artesanais são típicas deste estilo de arquitetura.

Milhares de flores, máscaras e bestas míticas foram esculpidas na painéis de pinho branco.

As galerias exibem brasões de armas para as sete províncias existentes em 1876 e um para o Domínio do Canadá.

No centro da sala está uma estátua de mármore branco da jovem Rainha Vitória, esculpido por Marshall Madeira em 1871.


Em 30 de maio de 2006, as portas da biblioteca histórica do edifício do Parlamento reabriu após quatro anos de reforma, conservação e atualização.

Desde então, algumas das grandes coleções da Biblioteca foram transferidos de volta, e funcionários da biblioteca atendem os serviços dos parlamentares no local. 

O "novo" edifício da biblioteca principal acomoda uma sala de leitura para os parlamentares, um serviço de referência, uma área expandida para os visitantes, áreas de armazenamento para coleções, uma sala de livros raros e escritórios. 

A atualização mantém muito do caráter 1876 original.


O principal ramo representa apenas uma fração da Biblioteca de operações do Parlamento: a maioria dos funcionários da Biblioteca trabalham em outros edifícios parlamentares.

Os serviços são oferecidos em um número de bibliotecas e salas de leitura filiais.

A Biblioteca do Parlamento oferece serviços de referência de informação e pesquisa para os parlamentares e suas equipes, comissões parlamentares, associações e delegações, e do Senado e da Câmara dos altos funcionários comuns.

O pessoal qualificado lida com centenas de pedidos de informação e assistência de referência diária, muitas vezes respondendo em poucas horas.

Especialistas em direito, economia e outros campos fornecem serviços de pesquisa e análise sobre a legislação e questões de políticas públicas. Uma seleção de seus trabalhos de pesquisa está disponível no site do Parlamento do Canadá.

Através de seus serviços, publicações e coleções, a Biblioteca do Parlamento tenta antecipar as necessidades de um Parlamento ocupado. Opiniões edição atual, compilações, resumos legislativos, listas de leitura são apenas algumas das ferramentas da Biblioteca de informação.

A Biblioteca tem mais de 17 quilômetros lineares de materiais em seu acervo, entre livros, periódicos, documentos governamentais, CD-ROMs e vídeos.

Parlamentares também podem aproveitar serviços como bancos de dados on-line, um sistema de filtragem de notícias eletrônicas e um catálogo on-line de direito à informação em seus computadores.

A Biblioteca do Parlamento também oferece muitos interessantes programas públicos e atividades:
  • Informações sobre o Parlamento do Canadá por meio de impressão e Notas eletrônicos e folhetos
  • Programas de visitantes e visitas guiadas ao edifício do Parlamento
  • Loja de artigos do Parlamento 
  • O programa guia parlamentar, oferecendo oportunidades de emprego para jovens canadenses
  • Exposições sobre os edifícios do Parlamento
  • Materiais de sala de aula, tais como planos de aula e atividades educacionais de extensão (principalmente o Instituto Professores sobre Democracia Parlamentar canadense)


Se você leu até aqui, então faça o tour 360° na Biblioteca: 


Tradução: Marcello Lopes
Site oficial aqui

Parliament of Canada
Ottawa, Ontario, K1A 0A9
Telephone Toll-free: 1-866-599-4999
National Capital Region: (613) 992-4793
Fax: (613) 992-1273
TTY: (613) 995-2266
Guided Tours: (613) 996-0896
Email: info@parl.gc.ca

Nenhum comentário: