quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

No mundo dos livros


Quem melhor do que José Mindlin para falar sobre livros ? Dono de um acervo com mais de 30 mil volumes, ex-secretário da Cultura, bibliófilo e um dos maiores nomes da nossa cultura literária.

Nesse livro, Mindlin compartilha seu amor pelos livros, dando sugestões aos leitores de obras consideradas por ele importantes no percurso da educação cultural do leitor.

Títulos como Guerra e Paz, Mil e uma noites e Ensaios de Montaigne são apresentados de um modo simples e claro, sempre permeados de lembranças pessoais de Mindlin.

Para ler e anotar as sugestões.

Marcello Lopes

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Conversas com Vargas llosa



Ricardo Setti é colunista da revista Veja, e nesse livro conversa com o escritor peruano Mario Vargas Llosa.

Na verdade foram duas conversas, uma feita em 1980 abordando a vida política de Vargas (ele foi candidato à presidência do Peru, e perdeu para Fujimori), seu exílio pós-eleição quando estava sendo ameaçado de morte por membros do grupo terrorista Sendero Luminoso. E outra conversa logo após o anúncio do Nobel da Literatura em 2010.

Vargas discorre nas duas conversas sobre literatura, processo de criação e o mais interessante é o escritor explicando onde escreveu seus manuscritos.

O tom da conversa entre os dois lembra muito conversas entre velhos amigos, o resultado desses dois encontros é uma exploração rica de um autor consagrado e engajado que soube ao longo dos anos aparar as arestas, e abandonar antigas ideologias que hoje no mundo moderno não fazem mais sentido.

Para os fãs do escritor e para quem ainda não leu nenhum dos seus romances.

Mario Vargas Llosa escreveu :

  • Travessuras da Menina Má
  • Sonho Celta
  • Elogio da Madrasta
  • Pantaleão e as Visitadoras
  • Tia Júlia e o escrevinhador
  • Festa do Bode
  • Guerra do fim do mundo
  • Casa Verde
  • Cidade e os cachorros
  • Sabres e Utopias
  • Lituma nos Andes
Marcello Lopes

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Plano B



Antes de renascermos, planejamos nossas mais importantes diretrizes para a encarnação, inclusive, com quem vamos nos casar levando em conta o progresso espiritual, expiações e auxílio para outros espíritos.

Mas muitas vezes, nossas escolhas nos levam para diferentes caminhos, nos distanciando daquela que seria nossa companheira no plano terrestre, mas o plano espiritual não deixa nada ao acaso, e para todos nós existe um plano B.

Richard Simonetti nos explica de forma romanceada como esse plano B é colocado em prática em nossa encarnação e que nem tudo está perdido.

Excelente livro que explica muitos encontros amigáveis ou apaixonados que temos.

Marcello Lopes

Título: Plano B
Autor: Richard Simonetti
Isbn: 9788586359835
Ano de Lançamento: 2011

Voltando

Olá !!!

Depois de um período de reflexão e de organização da vida, estou às voltas com o meu blog de literatura e artes.

Foram alguns meses de ausência, mas muito produtivo na minha vida, voltei pra São Paulo, trabalhando em uma editora, estudando para concursos e faculdade, e como não poderia ser de outro modo, lendo muito.

Aos poucos coloco aqui as resenhas dos livros lidos.

Obrigado à todos que não abandonaram completamente esse blog.

Marcello Lopes