sexta-feira, 11 de maio de 2012

Café Literário - Bienal do Livro BH 2012

Aproximando autores e público em bate-papos informais, o Café Literário é uma das principais atrações da Bienal do Livro. Escritores, jornalistas e personalidades conduzem debates descontraídos sobre literatura brasileira, processo criativo, jornalismo, biografia, entre outros temas. 

É o espaço no qual o público compartilha ideias, histórias, reflexões e experiências com alguns dos escritores mais representativos do nosso tempo. 

Quem comanda a programação do Café Literário é Afonso Borges. O escritor e produtor cultural é responsável pelo programa Sempre Um Papo.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

18/0519h30
Literatura e Economia
Autores: Carlos Alberto Sardenberg, Míriam Leitão
MediadorAfonso Borges
Clique Aqui para Expandir
Um grande momento da historia econômica brasileira, em conversa de mestres, onde a literatura está no centro de suas vidas. Em suas diversas modalidades e, neste caso, vertida para a televisão e o rádio.
19/0515h
Meio Ambiente e Literatura
Autores: André Trigueiro, Sérgio Abranches
MediadorAfonso Borges
Clique Aqui para Expandir
Sergio Abranches é sociólogo e cientista político. André Trigueiro, jornalista e apresentador. Eles têm no livro literário a fonte de inspiração e entendimento da vida. Eles darão um excelente depoimento sobre a importância da leitura em suas vidas, e sobre como a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade podem contribuir para um mundo melhor.
Romance: Criação, Verdade e Mentira
Autores: Ana Maria Machado, Edney Silvestre
MediadorLeo Cunha
Clique Aqui para Expandir
Pensando nas atividades dos dois convidados, literatura infanto-juvenil e jornalismo, ambos vertendo-se para o romance, é proposto aqui um mergulho na criação. Uma busca de convergência entre dois autores tão distintos, em suas origens, mas que se encontram na elaboração do texto literário. E onde a verdade e a mentira se misturam.
19/0519h30
Jornalismo e Literatura
Autores: Lucas Figueiredo, Alberto Villas
MediadorJoão Paulo Cunha
Clique Aqui para Expandir
O passado e o presente se interligam por meio das técnicas jornalísticas e literárias. Lucas Figueiredo é o mais importante jornalista investigativo do Brasil. Alberto Villas, com seus almanaques, busca e rebusca no passado, as suas referências do brasileiro. Uma discussão vigorosa sobre as técnicas de jornalismo e literatura.
20/0515h
Poesia não é um detalhe, mas o detalhe
Autores: Fabrício Carpinejar, Roberto Pompeu de Toledo
MediadorSérgio Fantini
Clique Aqui para Expandir
Um poeta performático e um jornalista observador e arguto. Sintetizando este grande encontro: “Poesia não é um detalhe, mas O detalhe”.
20/0517h
Filosofia e Literatura
Autores: Marcia Tiburi, Nilton Bonder
MediadorDagmar Braga
Clique Aqui para Expandir
Um encontro entre a filosofia e a religião só pode ser bom quando se transforma em desencontro. A base da filosofia é a dúvida. A da religião, o dogma. Um eletrizante debate. O ponto comum entre os dois é o questionamento do ser humano, construído na obra dos dois escritores.
21/0519h30
Homenagem a Bartolomeu Campos de Queirós
Autores: Maria Eugênia Dias de Oliveira, Ninfa Parreiras
MediadorAfonso Borges
Clique Aqui para Expandir
Dar substância à vida e à obra de Bartolomeu Queirós é o objetivo deste painel, ao convidar duas especialistas em seu trabalho. Como participação especial, a atriz Nathália Marçal fará uma leitura do livro “Por Parte de Pai”, que está sendo adaptado para teatro pelo diretor carioca André Paes Leme. Os amigos estarão presentes, fazendo depoimentos. Uma noite inesquecível, para uma pessoa igual.
22/0519h30
Reportagem e Memória
Autores: Zuenir Ventura, Mary del Priore
MediadorCristina Agostinho
Clique Aqui para Expandir
Aqui, jornalismo converge e conversa com a história. Qual é o Brasil que se pode desenhar no futuro ao mirar tão de perto a Colônia, o Império e a atualidade? Respostas aqui, nas vozes de um jornalista que trata do contemporâneo e uma historiadora que trata a história brasileira com tanta acuidade.
23/0519h30
A Construção do Romance
Autores: Frei Betto, Luiz Ruffato
MediadorLuís Giffoni
Clique Aqui para Expandir
Vozes de dois romancistas que tiveram no conto a gênese de sua obra. O real e o imaginário aqui se encontram, numa discussão sobre criação literária e contemporaneidade.
24/0519h30
Literatura Mineira - Coletivo 21
Autores: Francisco Morais Mendes, Antonio Barreto
MediadorAdriano Macedo
Clique Aqui para Expandir
Antonio Barreto e Francisco de Morais Mendes são o ouro e o diamante modernos que a nova literatura mineira tem. A poesia de Barreto e os contos de Mendes marcaram uma época. Adriano Macedo representa os novíssimos escritores que se uniram ao redor do livro “Coletivo 21” que reúne a literatura de 21 nomes expressivos de Minas. Será um encontro que afirmará este novo tempo, mais solidário que solitário, no fazer literário.
25/0519h30
Reportagem e Ficção
Autores: Eliane Brum, Juan Pablo Villalobos
MediadorBranca de Paula
Clique Aqui para Expandir
A temática social é o forte destes dois autores. Com talento e qualidade, fizeram a transição de realidades adversas para o mundo ficcional, contagiando leitores de todas as faixas. Será uma mesa onde a literatura se transforma em ficção e realidade, e vice-versa.
26/0515h
Contos e Crônicas
Autores: Humberto Werneck, Fabrício Corsaletti
MediadorCarlos Herculano
Clique Aqui para Expandir
Dois craques do conto e da crônica aqui se encontram para conversar com os leitores sobre esta arte mínima, crítica, sempre no limite do real. Criação, diversão, entretenimento.... o que são estes dois gêneros, afinal? Humberto Werneck encontrou no conto e na crônica o melhor de seu texto que situa-se no entroncamento entre a literatura e jornalismo. Fabrício Corsaletti traz consigo a marca da nova geração da crônica brasileira.
26/0519h30
Corpo e Espírito
Autores: Waldemar Falcão, Patrícya Travassos
MediadorMalluh Praxedes
Clique Aqui para Expandir
Tendo a literatura como espinha dorsal, a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar, sentarão à mesa com o espiritismo, astrologia e estados alterados da consciência. Como os leitores vão encarar este desafio?
27/0516h
Viagem
Autor: Amyr Klink
MediadorAfonso Borges
Clique Aqui para Expandir
Enfrentar as intempéries da natureza é, relativamente, simples. Autor de inúmeros livros sobre as viagens em alto mar até a invernagem na Antártica, este navegador encontra o maior desafio em terra: o correto planejamento, a busca de recursos para a concretização de seus sonhos. E a literatura? Como entra nisso?

Um comentário:

Samuel R Marinho disse...

Marcello, não encontrei o "fale conosco" aqui no seu blog, então escrevo na parte de comentários. Como neste post você fala da Bienal de MG, na ocasião estará presente a escritora Janaina Rico, fazendo o lançamento de seu Chick-Lit, "Ser Clara", publicado pela Editora Underworld.

Como parte do evento, ela falará a blogueiras e blogueiros sobre o estilo Chick-Lit no Brasil.

Portanto, estou colocando a agenda dela à disposição para um bate-papo com o blog e para o envio de material e release da atuação dela.

Abraços,
Samuel Marinho
Assessor de imprensa
imprensa@janainarico.com.br
(61) 98010484

Janaina Rico na rede:
@Janaina_Rico
http://www.skoob.com.br/usuario/163078-janaina-rico