quinta-feira, 12 de abril de 2012

Montserrat Figueras


A soprano espanhola Montserrat Figueras foi ao lado do marido Jordi Savall o maior nome da música antiga, sendo fundadora do coro da Capela Real da Catalunha e participava ativamente do grupo Hespérion XXI ao lado do marido (foto).



Montserrat se aliou ao grupo de música antiga Ars Musicae de Barcelona interpretando as mais importantes obras de compositores espanhóis do século 16, e portugueses do século 16 e 17.





Montserrat Figueras, explorou vários aspectos musicais do século 15, e músicas do século 16 e 17 dos cristãos, judeus e mouros na Península Ibérica, estudando também os efeitos na cultura desses povos quando expulsos da região no século 16.

Esse estudo mostra que os ritmos de cada povo apresentam formas musicais idênticas.

As interpretações da soprano tiraram da obscuridade dezenas de autores medievais, trazendo vida e cor à um período histórico complexo e rico.

Montserrat nasceu em Barcelona no dia 15 de março de 1942, de uma família de amantes da música. Ela se formou em artes cênicas, mas aos 20 anos estudou canto com sua irmã, Pilar Figueras, e foi logo convidada a cantar com Ars Musicae de Barcelona, ​​conjunto catalão de música antiga que já existia desde 1935.

Ela conheceu Savall em uma aula de violoncelo em Barcelona e ambos passaram a morar na Basiléia, onde estudou com barítono suíço Kurt Widmer e com o especialista em música medieval, o americano Thomas Binkley.

O reconhecimento mundial só veio em 1991 quando ela participou junto com o marido da trilha sonora do filme Todas as manhãs do mundo com o ator francês Gérard Depardieu, a partir de então as turnês mundiais se tornaram corriqueiras, em festivais de música clássica.

Se repertório inclui músicas do Oriente Médio, música turca, do Mediterrâneo em álbuns como Isabel I Rainha de Castela, Diáspora Sefardi.

Em 1998, Montserrat e Savall criaram Alia Vox, sua própria gravadora, que em sete anos já tinha vendido mais de um milhão de discos.

Montserrat Figueras, nasceu em 15 março, 1942, morreu em 23 nov 2011.

Marcello Lopes
Vídeos: Youtube

Nenhum comentário: