sexta-feira, 29 de abril de 2011

Percy Jackson e o ladrão de raios



Primeiro volume da coleção Percy Jackson do autor Rick Riordan.

O livro conta as aventuras de Percy Jackson, um garoto que descobre ser um meio-sangue, ou seja, filho de um Deus com uma mortal. 

Narrado em 1° pessoa, Percy vai nos apresentando pela sua vida desastrada de estudante, seus conflitos com outros alunos e problemas de aprendizado. 

Percy tem certeza de que não se ajusta aos padrões sociais exigidos pela cultura americana já que em 6 anos frequentou e foi expulso de 6 escolas diferentes. Seus únicos amigos são o também desleixado Grover e o professor de latim Senhor Brunner que parece acreditar no seu potencial, mesmo quando o próprio Percy não acredita.

Em uma excursão ao Museu de Arte Metropolitano, Percy se depara com algumas situações inusitadas, quando consegue jogar uma aluna na fonte de água sem tocá-la, e após isso é atacado pela sua professora de álgebra que se revela bem mais que apenas uma velhinha amarga.

Esses eventos obrigam Percy a percorrer uma jornada através de mitos gregos, guerras contra montros épicos e o mais importante, a verdadeira busca pela sua identidade.

Com a ajuda de Grover, eles partem em direção ao acampamento dos Meio-sangues que é o local onde os filhos dos Deuses são treinados e protegidos contra os monstros que tentam aniquilá-los, para complicar, Percy está sendo acusado de roubar a arma mais mortífera dos deuses, o raio de Zeus, e ele só tem poucos dias para provar sua inocência antes que uma guerra divina aconteça.

O autor soube equilibrar história com aventura na medida exata, compondo um enredo que agrada à todas as idades misturando os heróis antológicos da Grécia com paisagens modernas. 

O livro ganhou uma versão no cinema. 

Marcello Lopes

Um comentário:

Renata disse...

Oi Marcelo!!
Ainda não li Percy, sei lá, por mais que eu queira, sempre tem algo que eu quero AINDA mais, então ele acaba ficando para depois.
Adorei a resenha.
beijos :)