sábado, 13 de novembro de 2010

Robert Louis Stevenson


No dia 13 de novembro de 1850, nascia em Edimburgo, na Escócia, Robert Louis Balfour Stevenson,
apesar de ser pressionado pelo pai para ser engenheiro civil, Robert decidiu ser advogado, na faculdade começa a escrever para o jornal universitário e é nesse momento que lhe desperta o gosto e o talento para a literatura.

Concluída a faculdade, Robert muda-se para Londres onde passa a frequentar os salões literários, tempo depois uma nova viagem, agora pela Europa. Em 1876 conhece Fanny Osbourne, uma americana 10 anos mais velha com quem se casa em 1880 nos Estados Unidos.

Em 1886 escreve O Médico e o Monstro um dos seus maiores sucessos literários, em 1887 Robert volta aos Estados Unidos para se tratar da tuberculose, no ano seguinte viaja à bordo de um veleiro por ilhas do Pacífico Sul com a esposa e o enteado, dando ao escritor inspiração para escrever seu livro Ilha do Tesouro assim como uma viagem com seu pai por algumas ilhas, e também a escolher morar em Apia nas Ilhas Samoa em 1889.

Faleceu de hemorragia cerebral.

Pesquisa: Marcello Lopes

2 comentários:

kamila soares disse...

Preciso fazer um trabalho sobre Stevenson, só que meu professor disse que não aceitará links como referencias bibliográficas. Tem como você me dizer de onde tirou essas informações, algum livro que conte a história dele, ou algo do gênero?

Marcello disse...

Kamila, procure no Google, e tambpem em revistas de literatura como a Entre Livros (somente na net).

Boa sorte.