quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Na esquina do século


Romance nacional ambientado em Belo Horizonte,conta a vida do mineiro Alex que aos 17 anos sai do interior de MG para a capital mineira atrás do sonho de ser diplomata e de fugir do marasmo da cidade pequena.


Na bagagem, sonhos e receios típicos de quem está desbravando um mundo inteiramente novo. Na narrativa ágil de Luiz Fernando de Assis o leitor se reconhece em algumas situações, ri dos mesmos erros, se emociona com as mesmas paixões e conquistas.


Gostei bastante do livro por ser uma narrativa despretensiosa que cumpre bem o objetivo de entreter sem querer ser algo que não é. 


É interessante ler sobre Belo Horizonte nas décadas de 70,80 e 90 relacionadas à partir de grandes eventos nacionais como a ditadura e o fim dela, o início da democracia no país,a iniciação política de Alex com a sua militância no PT, a vida intelectual e cultural de BH. 


As viagens do personagem à Cuba e sua impressão daquele país são desprovidas de romantismo são um dos pontos altos do livro. 


A cada capítulo o autor nos brinda com frases musicais de autores importantes da mpb que remetem o leitor à formar sua própria trilha sonora enquanto lê o livro.


De Geraldo Vandré à Manu Chao, as frases se misturam ao texto pontuando as emoções que o autor imprime na narrativa. 


Na esquina do século - Luiz Fernando de Assis
Duo Editorial 283 págs

Nenhum comentário: