quarta-feira, 1 de setembro de 2010

1984



Uma das obras mais influentes do séc.XX.

Publicado em 1949, a história tem como herói um homem angustiado e solitário chamado Winston Smith, que vive refém de um mundo feito de opressão absoluta, onde ter pensamentos é um crime sério, pois o Grande Irmão está sempre controlando tudo e todos.




No íntimo, Winston odeia o partido, odeia o Grande Irmão e a sociedade que vive. Com esses sentimentos aflorando, decide viver um caso de amor com Julia, uma colega de trabalho que se apaixona pelo nosso herói.

Muitos críticos dizem que 1984 é uma crítica devastadora às ditaduras nazistas e facistas que surgiam na Europa, nos EUA foi visto como uma crítica ao comunismo sob o comando de Stalin e seu partido único.

O sentimento que o livro expressa é desespero, mostrando um futuro onde o homem perde seus valores e qualidades mais humanas se tornando assim perfeitos autômatos através da utilização de sugestões hipnóticas em massa.

Após ler o livro o que fica é a pergunta :

" Pode a natureza do homem ser modificada a tal ponto que ele se esqueça dos seus desejos mais primitivos, como amor, afeto e o desejo de ser livre ?

Resenha: Marcello Lopes
Fotos: Google

2 comentários:

Josiana Rezzardi disse...

Um dos melhores livros já escritos, sou fascinada por ele!

Hérida Ruyz disse...

Oi Marcelo.
Ainda não li esse livro, mas sempre leio ótimos comentarios sobre ele. Acho super interessante o mote do livro.
BJs