terça-feira, 3 de agosto de 2010

Onde os velhos não tem vez



Cormac McCarthy é considerado um dos grandes escritores vivos pela crítica especializada, seus livros tem um pouco da mitologia do velho oeste, e suas narrativas ocorrem geralmente em um teritório árido povoado de personagens trágicos.

Como se decide o que sacrificar na vida?

Essa é a pergunta que motiva todos os personagens ao longo do livro, que é narrado pelo xerife Bell que se prepara para aposentar, mas que ainda se assusta com a maldade do homem.

O livro tem uma leitura bem fácil com bastante ação, já que uma ação no início do livro desencadeia uma dezena de assassinatos e perseguições.

Uma caçada humana entre um homem que encontra milhares de dólares no deserto entre traficantes mortos, um assassino de aluguel e o xerife.

Pelo personagem do Xerife, é passada a idéia de velhice, do desencanto do mundo, da fragilidade das relações sociais, dos outros personagens é possível perceber o questionamento quanto ao tráfico de drogas, violência, barbárie.


Foi feito um filme baseado no livro, o autor participou da produção ajudando no roteiro, com direção dos irmãos Coen e estrelado por Tommy Lee Jones, Jarvier Bardem e Woody Harrelson e Josh Brolin.

Marcello Lopes
Fotos: Google

Nenhum comentário: