segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Invasão de Campo


Um livro fascinante para quem gosta de marketing, esportes e história.

A jornalista holandesa Barbara Smit conta a história de dois irmãos que transformaram o mundo do esporte moderno, os irmãos Adolf e Rudolf Dassler.

Hoje a ADIDAS é um império mas não foi fácil chegar onde essa empresa chegou, na década de 1920, os irmãos Adi e Rudolf Dassler inovaram ao criar uma fábrica de calçados destinados exclusivamente à prática de esportes.

Na pequena fábrica em Herzogenaurach, Adi criava os modelos e executava a manufatura e Das vendia e distribuía os sapatos por toda a Alemanha.



As dificuldades e traições mútuas vividas durante a Segunda Guerra na Alemanha acirraram a briga pelo controle da sociedade e levaram a uma separação drástica - nasciam a Adidas e a Puma, e o mundo dos esportes nunca mais seria o mesmo.

O livro revela negociações escusas, casos (muitos dos quais apresentados pela primeira vez) e exemplos de lealdade e superação, bem como de tino empresarial.

Expõe os bastidores de uma rede que envolve grandes jogadas de marketing, concorrentes de peso como Nike e Reebok, tramas políticas, cifras multibilionárias, inovações técnicas e celebridades internacionais - no processo de globalização do esporte.

E algumas curiosidades como :

- Pacto Pelé
- Depois dos jogos rodadas de bebidas eram pagas pelos irmãos para que os fotógrafos tirassem closes das chuteiras.
- Ao decidirem fazer bolas de futebol, os irmãos contrataram um goleiro da seleção francesa para invadir o vestiários do árbitro e colocar bolas da marca em seu armário.

Leia sobre os incríveis conceitos das grandes campanhas publicitárias.




As tiras laterais que imortalizaram a marca surgiram para fortalecer as laterais do calçado, e o n° de tiras foi por que duas tiras já eram utilizadas por outros sapateiros, quatro tiras deixariam o modelo esteticamente confuso, então foi escolhido o meio-termo em cores diferentes ao do modelo.

Foi um dos irmãos que fez com que empresas como Coca-Cola começassem a investir em publicidade no futebol, como financiou de diversas maneiras a manutenção de João Havelange na FiFa para que este ajudasse a empresa nos campeonatos internacionais.

Para quem gosta de esporte é um prato cheio, eu adorei o livro por que ele narra momentos importantes como Olimpíadas, Copa do Mundo, Campeonato Mundial de Atletismo.

Recomendo a leitura !

Marcello Lopes

Um comentário:

Hérida Ruyz disse...

OI!
Eu já conhecia a história dos irmãos, mas não sabia que existia um livro. Muito interessante.
BJs