segunda-feira, 12 de julho de 2010

Blogs Literários - Entrevista



Olá.

Hoje eu vou falar de apenas um blog literário, o Leituras e Pitacos da Josi.

Os blogs literários que surgem pela web em sua esmagadora maioria são de mulheres e tá difícil de encontrar os rapazes escrevendo somente sobre literatura, esse blog foi criado em 16 de Janeiro de 2010, e conta com resenhas bem humoradas e bem escritas, lembro-me de ter lido uma com interesse porque falava do meu autor preferido Stephen King, e a resenha é ótima, você pode ler aqui.

O blog é tem seguidores que aqui também deixam suas impressões como a Cel, a Nanda, a Débora Lauton, amigas de blog e de web.

O design do Blog é clean, sem muito fru-fru (coisa de menininha) e sem muita propaganda, talvez seja porque é recente, daqui a pouco estará bombando de banners de editoras e parceiros.

Deixei algumas perguntas para a Josi e transcrevo-as aqui :

Tudo que Leio : Qual foi o primeiro livro que você leu?

Josi: Bom, eu considero que para cada etapa da minha vida houve um primeiro livro. Quer dizer, quando eu tinha dois anos de idade meus pais já assinavam os gibis da Turma da Mônica e do Zé Carioca para mim, esse foi meu primeiro contato com a palavra escrita. Depois pulei para aquela coleção "Para gostar de ler", que eram pequenos livros com coletâneas de crônicas; mas nessa época o que me marcou mais foi Coração Roubado, de Marcos Rey.

Agora, o primeiro livro "de verdade", por assim dizer, que me fez nunca mais parar de ler, foi "Se houver amanhã", de Sidney Sheldon.

Tudo que Leio : O que a fez criar o blog e como você o gerencia com tantos seguidores e redes sociais?

Josi: Como uma apaixonada convicta da literatura, sempre acompanhei vários blogs destinados à esse assunto. Até que um dia eu pensei "poxa, se eu gosto tanto de saber as opiniões alheias a respeito das obras, por que não escrever também as minhas próprias opiniões?". Na realidade meu blog é bem recente, um "bebê" no meio dos adultos, então não fica difícil gerenciá-lo.

Acho que o principal é dar um toque pessoal para a página e os textos, algo que te aproxime de quem está lendo, porque essa relação acaba tornando fácil para quem está do outro lado decidir se gosta do seu estilo ou não.

Também é importante escrever com cautela e dedicação, sem deixar-se influenciar pelas editoras; não é porque você recebeu um livro em casa que ele é excelente. Por enquanto meu cantinho é modesto, mas eu gosto dele assim, de cara limpa, sem exageros. Quem sabe com o tempo outros ingredientes acabem sendo adicionados aos poucos, mas sem poluição!

Tudo que Leio : Além de ler os livros, o que você faz para se manter informada sobre o mercado editorial ?


Josi: Minha família assina algumas revistas e jornais, então sempre que chega um novo exemplar eu já corro as páginas até chegar na área literária.

Mas todo mundo sabe que a cultura tem um espaço muito pequeno na grande mídia, então o jeito é buscar informação extra mesmo.
Sou cadastrada em diversos sites de editoras, para receber as novidades sempre.

Além disso, existem alguns sites muito bons com colunas literárias de gente experiente no assunto. Não adianta negar, a internet é a maior ferramenta para manter as pessoas antenadas hoje em dia, não é?

Tudo que Leio: Qual seu autor preferido e qual o livro dele que você mais gostou?

Josi: Nossa, essa é difícil, eu tenho um autor preferido para cada estilo literário! Mas acho que na hora de escolher um só, eu opto por Charles Bukowski. Foi amor instantâneo, talvez porque seus temas simples sejam daqueles que atravessam gerações, ou pela escrita amarga mas ainda cheia de melancolia e sensibilidade.

É um autor diferente, intenso mas simples, que não se enquadra em definições literárias. De todos os seus livros lançados no Brasil, eu escolho "Misto-Quente" como meu preferido. É a história do menino Henry Chinaski, o legítimo perdedor que encontra nos livros tudo que precisa para deixar de ser o pobre coitado solitário.

Tudo que Leio : Escreva o seu top 5 de títulos indispensáveis em uma estante.

Josi: Essa é mais difícil ainda, mas vou fazer uma mistureba de estilos então!


1) Charles Bukowski - Misto-Quente


2) George Orwell - 1984


3) Audrey Niffenegger - A mulher do viajante no tempo


4) Johann Wolfgang von Goethe - Fausto


5) Carlos Ruiz Zafón - A sombra do vento

Bom, quero agradecer a Josi pela gentileza em responder minhas perguntas e conversar sobre o que realmente importa aqui, livros e cultura !!!!

Na próxima segunda-feira terei mais uma entrevista.

Marcello Lopes

4 comentários:

Débora Lauton disse...

A entrevista ficou ótima Marcello...
Parabéns...

beijos,
Dé...

Hérida Ruyz disse...

Olá!
Adorei a entrevista, e conhecer um pouco mais da Josi
Bjs

Josiana. disse...

Poxa, me senti super importante, hehehe!
Eu é que agradeço novamente pelo convite Marcello, adorei participar da entrevista!
Beijo

Juliana disse...

Eu a entrevista no Blog da Josi e gostei muito. Estarei te seguindoagora.

Gostei muito daqui.