quinta-feira, 10 de junho de 2010

A Faca sutil



Terminei essa semana de ler o segundo volume da Trilogia de Fronteiras do Universo - A Faca Sutil.

O livro conta a história da garota Lyra e sua jornada para entender o que é o Pó e encontrar o seu pai, o lorde Asriel.

No primeiro livro, Lyra atravessa a fina camada que separa os universos entre si, e encontra do outro lado uma outra Oxford com algumas similaridades e grandes diferenças, no entanto o destino faz com que ela conheça Will, um garoto de 12 anos que cuida da mãe com problemas psicológicos e que está repleto de culpa por ter assassinado um homem que invadiu sua casa.

Os dois unidos pela necessidade de obter respostas para seus problemas se unem e entram em um outro universo, chamado de Citágazze repleto de espectros que roubam a vitalidade dos adultos tornando-os mortos-vivos, somente as crianças são poupadas, acredito que seja por causa do Pó.

Eles participam de diversas aventuras, repletas de armadilhas e perigos, até que um homem no Universo de Will consegue roubar o aletiômetro de Lyra e propõe uma troca às crianças, o aletiômetro por uma faca especial.

À partir daí a história ganha mais emoção e novos personagens são inseridos
na narrativa, como anjos, feiticeiras, espectros e gatos são levados à busca por objetos perdidos, reencontros familiares e mais algumas descobertas importantes.

O livro me fez viajar na imaginação, guerras e seres míticos, luta contra a Igreja e a fé imposta pelo medo e não pela razão, todos os elementos de uma grande história estão nessa trilogia.

É uma pena que tenham feito um filme tão medíocre acabando por eliminar as possibilidades do segundo capítulo virar película.

Mas o livro vale a pena.

Marcello Lopes

5 comentários:

Beli disse...

Esse livro eu não coneço!!! Mas parece que tem uma história fascinate...
Vou colocá-lo na minha lista de leitura!!!

Beli disse...

Ah!!! Já está linkado!!! =D

Nanda disse...

Ei Marcello,

Realmente o filme acabou com a série, com a possibilidade de continuações, coma minha paciência etc rsrsrs

Amo esta série, e o terceiro é o melhor vc vai amar. Pena que tinha tudo para ter um quarto e não teve :)

bjo

Hérida Ruyz disse...

Oi Marcello!
Acabei de conhecer seu blog, muito bom....mesmo. Acho que vc estava no chat hoje a tarde não é? Por isso acabei caindo aqui. kkk
Eu tbm resenhei A Faca Sútil, e achei o livro ótimo. Se quizer ler minha resenha passa lá no blog.
Parabéns pelo blog de qualidade e pela resenha
Abraço

Luka disse...

Acredita que eu não conhecia esse livro ?
Simplesmente amei o enredo.
Vai pra listinha que de "inha" não tem nada. RS
bjs
Luka.