segunda-feira, 7 de junho de 2010

Desafio Literário - parte 5

Continuando a saga do desafio literário proposto por vários blogs, eu hoje falo sobre o livro que mais me prendeu a atenção.



Ok. Sou fã dos livros de Stephen King, assisti a série em 1994 baseada na obra e tempos depois já estava lendo o livro que me deixou sem dormir direito por alguns dias.

A trama com mais de 1000 págs fala de uma arma biológica chamada de Capitão Viajante que acaba com mais da metade da população, enquanto a outra parte é imune ao vírus letal.

A primeira parte do livro apresenta os primeiros 20 dias após o desastre e mostra como a sociedade aos poucos desaparece.

Na segunda parte, um pequeno grupo de sobreviventes, (faço uma pausa para atentar vocês sobre as coincidências com LOST) que é formado por Frances, (colegial grávida), Stuart (operário), Harold (nômade), Nick (surdo-mudo), Larry (cantor de rock) e Glen (professor) que encontram ao longo do percurso uma mulher chamada Abigail ou chamada de Mãe Abigail que se torna a líder espiritual desses sobreviventes.

-> Os produtores de Lost sempre se reuniram para escrever episódios com uma cópia de Dança da Morte em mãos.

-> J.J. Abrams, Damon Lindelof & Carlton Cuse sempre disseram em entrevistas que Dança da Morte era um exemplo para uma trama longa e com diversos personagens.

-> Dos personagens Frances = Claire, Larry = Charlie

-> Em um episódio o clube do livro de Juliet está lendo "Carrie" de Stephen King e a primeira cena discute o seus méritos. Juliet diz que é o seu livro favorito quando Adam afirma que Ben não leria aquele livro nem no banheiro. O interessante é que quando Ben, ainda como o falso Henry Gale, está preso na escotilha, ele pede a Locke um livro de Stephen King.

-> Sam Anderson que interpreta Bernard também participou da mini-série de adaptação de A Dança de Morte como Whitney Horgan !!

Enfim, depois desses temas compartilhados entre as séries, vamos apresentar os "outros" :

O outro grupo de sobreviventes é formado por um incendiário, um ex-chefe de polícia e Randall Flagg ou mais conhecido pelos outros sobreviventes como Homem Negro.

Na 3° parte do livro, os grupos percebem de uma maneira ou de outra a presença entre si e aí começa a corrida para a sobrevivência com os dois líderes disputando o destino de cada um dos sobreviventes, inclusive o uso de uma arma nuclear perdida.

O livro é genial, a trama é sensacional, existem momentos de ternura onde os sobreviventes liderados por Mãe Abigaill se lembram de seus melhores momentos e se esquecem por um momento de sua condição.

Outro momento genial é o confronto entre Mãe Abigaill e Flagg, me interessa muito esse combate entre forças do mal e do bem, muito simbolizado nos livros de King.

A mini-série contou com um elenco muito bom na época como Gary Sinise, Molly Ringwald, Miguel Ferrer, Rob Lowe, Laura San Giacomo.

Estou procurando na net para baixar a série quem souber me avisa, please.

Marcello Lopes

4 comentários:

Isadora disse...

Venho aqui compartilhar o meu amor por livros com você.
Especialmente o autor do post não li nada, talvez pelo gênero, porém como ando revendo até os gêneros que costumo ler pode ser uma excelente dica.
Um beijo

Luka disse...

Nunca li nada do King .
Acredita ?
Esse seria um bom começo.
Parabéns pela resenha.
Beijos
Luka.

Beli disse...

Oi, estou aqui no seu blog pela primeira vez e achei muito interessante!
Stephen King eu li alguns de seus livros quando era mais nova... Acho suas histórias fascinantes, criando mundos complexos e fantasticos... Dele o que mais me marcou foi "O Iluminado" (fortissimo e inpressionante...)
Dança da Morte eu não conhecia, mas parece fascinante tb...

Adrianne Ogêda disse...

Oi Marcelo, gostei de conhecer seu blog! Vi que tem outros, não é mesmo? Obrigada pela visita.
(Acredita que não li nada de S.K.?! tá na hora de começar, né?)