domingo, 6 de junho de 2010

Desafio Literário - parte 4




No quarto dia (não consecutivo) do desafio, vou falar sobre o livro mais caro que eu comprei, e dessa vez infelizmente, eu tive que comprá-lo.

Eu sou um fanático pelo Jazz, não só pela sonoridade incrível, mas pela história social que esse gênero musical teve nos EUA, foi uma ferramenta importante de inserção dos negros na comunidade, ajudou-os a combater a segregação racial e lhes deu uma vantagem absurda sobre os brancos até hoje, todos os negros que surgiram na vida social americana eram muito melhores e mais criativos que os brancos.




O livro Jazz Life foi uma cooperação entre o escritor William Claxton e o fotógrafo e musicologista alemão Joachim E. Berendt que através dos EUA foram em busca da história do Jazz, o ano era 1960, e através das câmeras e do texto puderam construir uma história que é ao mesmo tempo musical e social de um país que creceu dividido e integrou-se através da música.

O livro é riquíssimo em fotografias de grandes músicos como Ornette Coleman, Mahalia Jackson, Bill Evans, e o texto de William é uma aula de história, escrita em 3 línguas, inglês, francês e alemão.


Uma preciosidade para os amantes do Jazz !!!




Texto: Marcello Lopes
Fotos: Ed.Taschen

Nenhum comentário: