sexta-feira, 28 de maio de 2010

Desafio Literário

Recebi um desafio literário da minha querida amiga Cel do blog Uma Janela Secreta, escrever sobre 10 livros em 10 dias. Sendo que existem algumas regras como essa de postagem :

01° dia - Livro que você mais gostou

02° dia - Livro que você mais odiou

03° dia - Livro mais barato que você comprou

04° dia - Livro mais caro que você comprou

05° dia - Livro que mais te fez ter a atenção nele

06° dia - Livro que menos te fez ter a atenção nele

07° dia - Livro que você mais recomenda

08° dia - Livro que você menos recomenda

09° dia - Livro que série você mais gosta

10° dia - Livro mais velho que você tem ou leu

Depois indicar 4 ou mais blogs para o mesmo desafio e informar quem o indicou (já fiz lá em cima).
 
Bem, eu vou começar a escrever sobre o livro que eu mais gostei e será bem difícil escolher entre tantos que li e adorei. Por isso vou escrever sobre o que mais me marcou.

 
A história é de um grupo de cientistas americanos que descobrem como voltar no tempo, e escolhem entre diversas datas voltar à época de Jesus, para isso contam com a auda de um major da Força Aérea que também é um cientista, além de ser fluente em Aramaico, língua falada na época em Jerusalém e uma diferença entre os outros militares que seus superiores apreciam, ele é ateu.
 
Aí começa toda uma narrativa científica e histórica sobre o tempo de Jesus e como é possível reverter as finas camadas do tempo e explicações científicas com diversos rodapés, e descrições precisas sobre Israel e seus bairros.

Mas o que marcou minha leitura foi a descrição da força que Jesus exerceu sobre aqueles que o rodearam e que tiveram o privilégio de acompanhá-lo através dos tempos de pregação.
 
O autor J.J.Benítez é católico, mas critica e muito a Igreja por alterar de acordo com sua conveniência os ensinamentos de Jesus e seus apóstolos, a história se passa antes dos primeiros milagres de Jesus, o militar chamado agora de Jasão, parte juntamente com seu co-piloto, chamado de Eiseu para descobrirem mais sobre essa figura misteriosa que é Jesus.
 
Os primeiros momentos na terra do Nazareno são de extrema emoção, imaginem se pudéssemos realmente voltar no tempo, sentirmos sobre nossos pés a mesma terra que o Mestre caminhou e sentir os aromas e sensações dos mercados árabes onde Jesus caminhou nos ensinando e consolando.

O militar aos poucos consegue furar a proteção dos apóstolos e encontra-se com Jesus, a narrativa aí nos emociona quando o autor descreve Jesus nos mínimos detalhes e também quando o militar se sente abalado em suas convicções ao testemunhar diversas palestras do nazareno.

O livro é ao meu ver,um dos melhores retratos de Jesus e sua pregação, mesmo o livro sendo considerado realismo-fantástico,acredito muito que a história deve ser lida por todas as pessoas,independente de acreditar que seja possível uma viagem no tempo.

Fica aqui minha dica.

Os blogs que eu repasso o desafio são :
  1. Iris do blog 365 livros por ano
  2. Bruna do blog Feitiço Literário
  3. Sérgio do blog Momento do Livro
  4. Luka do blog Quem Lê faz seu filme
Só lembrando que esse desafio não é obrigatório.

Marcello Lopes

3 comentários:

Luka disse...

Marcello,
Obrigada pelo carinho !
Vou pensar aqui.
Beijos
Luka.

Bruna Longobucco disse...

Oi Marcello!
Quem bom que pensou em mim!
Vou tentar roubar um tempo! Bjsssssss

Débora Lauton disse...

Puxa, esse livro parece bom mesmo... sabe que eu nunca tinha me interessado e nem lido nenhuma resenha a respeito...
Hum... na primeira promoção que eu ver esse livro, eu compro...

beijos,
Dé...