terça-feira, 13 de abril de 2010

Tomada de Montese HOJE...PARABÉNS FEB !!!!!



Hoje centenas de pessoas comemoram o dia internacional do Beijo e como brasileiro é bobo alegre, se alegra com datas fúteis como essa e esquece que hoje o exército brasileiro comemora a Tomada de Montese.

OK crianças, para aqueles que nunca passaram do Descobrimento do Brasil, eu vou explicar.

Em plena 2° Guerra Mundial, os aliados aumentam a pressão para o maldito presidente "Getúlio Nazista Vargas" tomar uma posição, ou estava a favor do eixo do mal (o verdadeiro e não do Bush) ou se posicionaria ao lado dos aliados cedendo bases e enviando uma força expedicionária para lutar contra o facismo e nazismo que assolava o mundo.

Graças à Deus, pressionado e sem apoio de Hitler, e com um incentivo monetário americano o "canalha Vargas" cede e envia uma força à Itália, os pracinhas brasileiros despreparados e sem equipamento ideal são absorvidos pelo exército americano e ficam em terreno italiano para combater as forças alemãs e italianas nas cidades ao sul da Bota.

Nossos bravos soldados apesar de despreparados, sem uniforme de frio, sem armamento adequado, lutavam contra a elite alemã especializados em guerra nas montanhas e anos de experiência no campo de batalha. As baixas foram pesadas no começo do conflito, e em 13 de Abril de 1945 a FEB sob o comando do general Mascarenhas apoiado pelo 5° exército americano e 8° britânico, expulsou os alemães da cidade de Montese, importante cidade para a travessia do Vale do rio Pó.

Na ação militar contra os alemães fizeram parte da batalha, 3 regimentos da infantaria, artilharia, um esquadrão de reconhecimento, sendo que o 3° batalhão de infantaria avançava rumo à Serreto-Paravento-Montelo combatendo rua a rua na cidade.

Ao final do combate arrasador onde os brasileiros varreram a cidade do poder alemão, Montese estava praticamente destruída, das 1000 casas construídas na cidade, 833 foram para o chão, matando 190 civis, e 450 soldados brasileiros.

Foi a batalha mais sangrenta que o exército enfrentou após a Guerra do Paraguai, em homenagem aos brasileiros chamados pelos italianos de Generosos Libertadores, uma das praças ganhou o nome de Piazza Brasile.


Texto: Marcello Lopes
Fotos: Google

2 comentários:

Edison Junior disse...

Muito bem lembrada essa passagem. Um pouco de história não faz mal a ninguém. Principalmente para aqueles que idolatram alguns "grandes" líderes que por aqui passaram.

claudiaflores disse...

caríssimo,
agradeço o gentil comentário em meu blog. Muito me alegra a tua visita e, a propósito, voltarei aqui mais vezes também. êita povo inteligente o mineiro, né não? adoro! abraço!