quinta-feira, 15 de abril de 2010

Livros, letras e notícias....

 
-> Realizada desde 2007 na paradisíaca Porto de Galinhas, a Fliporto vai mudar, este ano, para as ladeiras de Olinda, Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade. 
 
Seu nome, que antes significava Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas, teve ligeira mudança e passa agora a ser Festa Literária Internacional de Pernambuco. O tema central desta edição, marcada para o período de 12 a 15 de novembro, é a literatura judaica e a homenageada será Clarice Lispector.
 
Entre os autores já confirmados estão os brasileiros Arnaldo Niskier e Moacyr Scliar e os argentinos Ricardo Piglia e Alberto Manguel (que cresceu em Tel-Aviv e é também cidadão canadense).
 
Para falar sobre Clarice, foram convidados Nádia Gotlib, autora de Clarice – Fotobiografia (Imprensa Oficial/Edusp, 668 pp., R$ 90) e o americano Benjamin Moser, que lançou recentemente Clarice, (Cosac Naify, 648 pp., R$ 79 – Trad.: José Geraldo Couto).
 
A escolha da cidade se deve, em parte, ao próprio alinhamento institucional da Fliporto, os seus caminhos ideológicos e seu compromisso com a discussão, o distanciamento e a escolha de reunir, receber, dialogar, compartilhar e diminuir a distância entre grandes autores e os conceitos que permeiam a literatura e as novas configurações do homem contemporâneo.
 
“Esse ano vamos para Olinda com a missão ousada de aproximar, ainda mais, as discussões em torno de nossas raízes literárias e consolidar Pernambuco e, mais precisamente o Brasil, enquanto o local para a compreensão dos novos espaços de afirmação e conflitos multiculturais travados em todo o mundo”, afirma o coordenador do evento, o escritor e advogado Antônio Campos.
 
Ainda de acordo com Antônio Campos, a expectativa de público agora gira em torno dos 25 mil visitantes, enquanto no ano passado esse número alcançou a marca dos 15 mil.
 
A curadoria literária é do escritor Mário Hélio Gomes, doutor em Antropologia pela Universidade Salamanca (Espanha) e coordenador na Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco. 


A Fliporto Criança, o Cine Fliporto e a Fliporto Digital continuam sendo os principais pilares de construção dos debates dos novos rumos e intercâmbios literários.


-> Moacyr Scliar confirmou participação na Bienal do Livro de Minas, que acontece no Expominas, em Belo Horizonte, de 14 a 23 de maio.

Ele participa de debate no Café Literário sobre o tema “O papel transgressor da ironia: o escritor mostra o avesso das convenções?".

A mediação será da curadora do evento e professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Guiomar de Grammont, e o debate está marcado para o dia 21 de maio, às 19 horas.

->  Começou nesta semana a primeira série do Curso de Aperfeiçoamento e Multiplicador dos Profissionais que atuam nas Bibliotecas Públicas do País: Noções básicas para a implantação, funcionamento e manutenção de uma Biblioteca Pública.

Iniciativa do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Fundação Biblioteca Nacional (FNB), atenderá, aproximadamente, cinco mil profissionais em decorrência do efeito multiplicador dos presentes aos cursos, que saem com o compromisso de repassarem em suas instituições o aprendizado. 

Essa segunda etapa do projeto, que teve início em 2009, contemplando 11 estados, chegará a todo o Brasil. 

Os primeiros a receber a capacitação voltada para a gestão da biblioteca são Rondônia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Até o final de abril, serão mais 13 e, em maio, outras 14 unidades da Federação.

Fonte: PublishNews

3 comentários:

Luka disse...

Ah Marcello,
E nada de eventos assim aqui em Natal-RN.
Quanta tristeza !
Beijos
Luka.

Ju Haghverdian disse...

Que maravilha saber dessas Festas, adoraria conferir a que irá homenagear Clarice!
Anotei a dica do autor americano que escreveu Clarice.

As coisas aqui pela terra do tio Sam andam muito bem, obrigada!
Teu blog é ótimo! Voltarei.

Bom fim de semana =D

Sérgio Filho disse...

Em Olinda e sobre Clarice Lispector?! Presença confirmada, confirmadíssima aliás.!