sexta-feira, 16 de abril de 2010

La Rotonde



Quando estiver em Paris, a cidade das luzes, procure visitar os locais onde inúmeros artistas e escritores passeavam, o mais conhecido do período entre-guerras é o restaurante La Rotonde, aberto desde 1911 por Victor Libion.

O restaurante hoje guarda apenas as memórias desse tempo boêmio onde Modigliani jantava com Picasso e Van Dongen, onde escritores caminhavam entre as mesas atrás de fama, vinho, éter e cocaína.

Até mesmo Lênin visitava o café antes de emigrar para a Suíça e de lá virar um revolucionário.



Com fama internacional, vira ponto turístico como a torre Eiffel, e atrai em 1921, artistas como Charlie Chaplin, Douglas Fairbanks visitam suas mesas e experimentam seu café.

É preciso dizer que esse tipo de café/restaurante era um estabelecimento de encontro entre falsos artistas e os de talento, ricos americanos que vieram a Paris que vivem bem devido ao câmbio do dólar ser superior ao do franco.

La Rotonde ficava próximo da livraria mais conhecida em toda a Paris dos anos 20, Shakespeare and Company atraindo todos os escritores e pretendentes para conhecer o maior acervo de obras em inglês na França.

Durante os anos de criatividade exarcebada e liberalidade, os escritores, artistas, modelos e gigolôs encontraram abrigo no La Rotunde.



LA MONTPARNASSE ROTONDE - 105, Boul. Montparnasse - 75006 PARIS

E-mail: infos@rotondemontparnasse.com

http://www.rotondemontparnasse.com/

Marcello Lopes
Fotos: Site oficial do La Rotunde

Um comentário:

Lia disse...

Oi, Marcello
Vou anotar sua dica para quando eu for para Paris...rs...o sonho da minha vida!!Quem sabe um dia consigo, né?
Bom fim de semana