domingo, 28 de março de 2010

Blogs Literários parte 4


Continuo a saga de apresentar-lhes ótimos espaços e pessoas que amam tanto quanto eu a literatura e a cultura em geral.

Hoje eu vou falar de 6 blogs, alguns eu descobri faz pouco tempo e que já me conquistaram de imediato, são escritos por pessoas simples, que respeitam a opinião alheia e que acima de tudo, respeitam a cultura em um país desvalorizado.

Ainda mantenho meu projeto do encontro de blogueiros mineiros em Belo Horizonte, para trocarmos idéias, criarmos projetos e quem sabe ajudarmos as pessoas menos favorecidas.

Imaginem o pessoal dos blogues ministrando aulas sobre literatura, arte, música ??? Todos podem contribuir e ganhar com isso, é um projeto que levarei muito sério.

Já estou com alguns endereços de organizações assistenciais que precisam de ajuda voluntária, segunda-feira vou ligar e tirar minhas dúvidas, assim que eu souber de mais dados, passo para todos.

  • O blog de Andrea Del Fuego nos apresenta o mundo editorial, com lançamentos de livros, noites de autógrafo, bem como informações e vídeos sobre cultura, música clássica, teatro, tem diversos livros publicados inclusive pela Ed. Scipione.
  • O blog da mineira Bruna foi um achado na web, autora de 6 livros mantém um blog para promover seu novo livro Centúrias. E tem outro blog chamado Feitiço Literário que também é sobre literatura, poesia e que transmite uma paixão pelas letras emocionante.
  • O blog da Editora Gente foi criado há pouco tempo e é supervisionado pelo meu irmão/amigo Sérgio Pinácio com quem eu trabalhei na Fnac e na Livraria Cultura, e na própria Editora Gente, me honra dizer que ele foi contratado pela editora por causa do seu talento e responsabilidade e também pela minha indicação.... Sérgio mantém também um blog onde mostra as diversas fases de um treinamento para equipes de Livraria e também os lançamentos da Editora chamado Momento do Livro .
  • Galeno Amorim hoje é o nome mais respeitado da web na área editorial, jornalista com mais de 20 anos de experiência em jornais como Estado de Sp, Jornal da Tarde, Rádio Eldorado, é dele o projeto Plano Nacional do Livro e Leitura e também o Programa da Desoneração Fiscal do Livro.
  • O Sérgio e a Manoela escrevem em um espaço pra lá de cult, com resenhas muito bem escritas e textos inteligentes que nos fazem pensar sempre que terminamos de ler a última linha, o blog se chama Brás Cubas e sempre me surpreendo com os assuntos debatidos por lá, vale a pena conferir.
  • Todos temos um espaço em casa que gostamos de nos sentar e folhear nossos livros com calma, a Aline tem o Cantinho da Leitura, um blog com resenhas, lançamentos e promoções de livros.
  • O blog do professor Robertson Mayrink é recheado de ótimas dicas de filmes escritas por quem conhece do assunto (ele fez mestrado em cinema na UFMG) e é fã, Criação e Cinema fala sobre livros, documentários e o processo criativo dos filmes que nos encantam e permanecem em nossa memória.
Espero que vocês tenham gostado dessa pequena seleção, e que visitem os blogues mencionados acima, informando o dono de onde vieram para que possamos assim formar um grande círculo cultural na web, com inúmeras ligações entre os blogues.

Marcello Lopes
Foto: Google

7 comentários:

Luka disse...

Que delícia !
Vou visitar todos eles com certeza.
Beijos
Luka.

Sérgio Filho disse...

Para nós do Brás Cubas é uma honra ser citado no seu blog Marcello, que é sem dúvida um dos meus favoritos, pelos comentários sobre as mais variadas expressões artísticas. Isso estimula bastante a permanecermos divulgando cultura e arte na blogosfera. Grande abraço.

feiticoliterario disse...

Olá Marcello! Muito legal a iniciativa de apresentar espaços literários para os amantes da Literatura. Fico feliz que tenha incluído o "Feitiço" em sua seleção. Já estou seguindo "Tudo que Vejo" e faço questão de conhecer os outros blogs. Abraços, Bruna!

rizzenhas.com disse...

Muito boa essa seleção!

Por causa dela comecei a acompanhar vários blogs muito legais sobre literatura. E sempre volto procurando mais sites. Quando se gosta de uma coisa, quanto mais fonte melhor, não é!?

Parabéns pela iniciativa!

Edison Junior disse...

Legal, Marcello, vou visitá-los sim. Sobre outros blogues de literatura, não sei se você conhece o Terapia Literária: http://terapia-livros.blogspot.com/
Abraços!

marliborges disse...

Olá Marcello, adorei essa seleção que você fez e pretendo visitar todos eles!
Também gosto de fazer resenhas dos livros que andei lendo pela vida afora.
Beijo grande.

Marcello disse...

Luka, vá mesmo que vale a pena.

Sérgio, o prazer é meu de ler seus textos sempre tão inteligentes.

Bruna, obrigado pelo carinho, gosto bastante do seu blog.

Rizzenhas Mais cultura sempre!!!

Edison, não conhecia, obrigado pela indicação.

Marli, seja bem-vinda.