sábado, 6 de março de 2010

Blogs Literários - parte 1


Sempre quando eu chego em casa tenho um pequeno ritual, ligo o pc e vou fazer algumas coisas na cozinha, depois me sento confortavelmente e leio pelo menos 20 blogs sobre literatura ou que tenham a ver com cultura.

E já faz tempo que eu quero escrever sobre eles porque quem escreve sobre livros merece um grande respeito, eu trabalho com livros há 14 anos, boa parte deles atendendo em livrarias como Livraria Cultura, Fnac, Saraiva, Haikai e participei ativamente do processo da livraria dentro da Sala Sp.

Para mim, as pessoas que eu vou apresentar aqui são verdadeiros instrumentos de disseminação cultural, e uma coisa que me chamou a atenção, é que 80% dessas pessoas são mulheres.

Ok...faz séculos que o mundo pertence às mulheres, e agora mais do que nunca a ótima influência delas é permanente.

Vamos à apresentação dos blogs :

  1. 9 garotas se juntaram e decidiram tomar um chá com livros, o blog Um Livro no chá das cinco é um blog muito bom, com resenhas bem escritas, entrevistas com autores, matérias da imprensa sobre diversos lançamentos, com twitter e participação ativa dos seguidores, que já passam de 500 !!! Além disso, vale destacar o sistema de busca por autores pela letra ou pela data, isso confere ao site um respeito enorme pelos seguidores que de vez em quando, procuram por um post mais antigo.
  2. Imaginem trocar seus livros com um desconhecido lá de Rondônia, e receber outros vindos do Maceió, impossível ? Não...o site Trocando Livros  te ajuda a concretizar esse verdadeiro escambo literário. Você se cadastra no site criando uma lista de livros que você quer trocar, quando um outro usuário solicitar um livro que esteja na sua lista você o envia pelo correio e confirmando o envio para o site, você ganha um crédito que lhe dá a possibilidade de trocá-lo por um livro. No site você pode encontrar os livros pela editora, pelos tags do site. Vou fazer o meu cadastro e colocar uma lista, e assim que eu enviar um livro vou solicitar outro e ver como funciona e em que estado vem o livro, aguardem !!
  3. Imagine uma bibliotecária escrevendo sobre livros ???? No blog Viagem Literária   você pode não só imaginar como conferir a qualidade das resenhas escritas no espaço. A Nanda escreve de maneira muito clara e objetiva, deixando seus seguidores (quase 500 !!) bem informados sobre os diversos lançamentos e títulos do mundo livreiro.
  4. O blog Sobre Livros do Rafael, tem uma temática de livros voltados ao público infanto-juvenil, e muito me honra fazer parte da equipe desse espaço, o blog é muito bem cuidado, com uma seção chamada Minha Estante, os seguidores são convidados à enviar fotos de suas respectivas estantes abarrotadas de livros. Atualização dos mais vendidos é um atrativo a mais.
  5. O blog Rato de Biblioteca tem de tudo um pouco sobre cultura, resenhas de filmes, informações sobre outros blogs literários e o mercado editorial em si.
  6. A Lia lá de Boitúva/Sp é bióloga, estuda letras e escreve no blog Quero morar numa livraria que aliás é um belo sonho de todo livreiro fanático, morar em uma livraria de 2500 m, acordar e correr entre as estantes... Enfim, o blog é recheado de resenhas bem escritas, de posts unindo literatura + cinema, informações sobre lançamentos de livros e coleções, sobre o mercado livreiro e literatura na web, aliás, foi pelo blog dela que eu conheci o site Trocando Livros.
  7. A Luka escreve no Quem lê faz seu filme um espaço onde resenhas e promoções convivem harmonicamente, e incentiva a participação dos seguidores em escrever resenhas, como eu, que escrevi sobre o livro Cavalo de Tróia 1. Confiram o espaço dessa taurina que é viciada em livros....
A escolha dos blogs nada tem a ver com preferência ou ordem de importância, pra mim todos são muito importantes ou caso contrário nem estariam aqui.

O meu intuito é arrebanhar o maior número de pessoas em "volta" desses espaços de cultura, para que possamos cada vez mais influenciar positivamente outras pessoas, em meu trabalho hoje na Rede Leitura-BH, troco muitas informações com clientes e principalmente com funcionários, esses são raros os que tem interesse em buscar novos nichos de informação sobre o mercado, e isso me entristece muito porque meu trabalho lá exatamente esse, incentivar a absorção de novos conhecimentos para aumentar a qualidade de atendimento e com isso aumentar suas vendas.

Além disso, eu ministro um curso de literatura para os funcionários de livraria onde falo sobre os principais autores de todas as nacionalidades e suas principais obras, quem sabe eu possa despertar o amor pelas letras em alguns deles.

Agradeço muito os amigos que tem lido e comentado, seja pelo próprio blog ou por e-mail, agradeço aos donos dos blogs citados pela paixão e dedicação que eles tem à literatura.

Marcello Lopes

10 comentários:

Nanda disse...

Oi Marcelo,

É uma honra para mim fazer parte desta lista, fiquei muito feliz com o post, muitoooo obrigada :)

Adorei seu comentário sobre o blog, fiquei muito feliz.

Fiquei mais feliz ainda de conhecer um blogueiro mineiro, sempre reclamo com a turma que não tem ninguem daqui nos blogs.

Sabe que sempre sonhei em trabalhar em uma livraria enorme ou em uma editora, adorei saber que você trabalha na leitura. Eu já passei horas na Leitura do Cidade, mas os vendedores não devem gostar muito que ponho monte de defeitos e acabo atendendo os clientes e indicando os livros rsrsrs

Abraços,

Nanda

Lia disse...

Oi, Marcello
Muito obrigada por citar meu blog em seu post; fiquei emocionada...é esse retorno gostoso de pessoas que amam livros e a cultura de modo geral que nos dá forças para continuarmos escrevendo.
Muito obrigada novamente
Bjs

Luka disse...

Marcello,
Quanto carinho !
Fico muito honrada com seu comentário. Sou mesmo apaixonada pela leitura e acho que se as pessoas lessem mais, descobririam um mundo fantástico de aventura e conhecimento.
Beijo grande.
Luka.

Jeanne Rodrigues disse...

Marcello,

Fiquei bastante feliz por vc elogiar o blog do Chá.

Esperamos que vc possa sempre pitacar por la.

Estou te seguindo.

Um abraço,

Cristine Martin disse...

Olá Marcello!

Nossa, fiquei muito feliz em participar da sua lista, ainda mais com tão boa companhia!

Felizmente hoje há muitos blogs que falam de livros, além daqueles mais específicos sobre o tema tenho visto vários artigos sobre livros em blogs pessoais, ou que tratam de outros assuntos. Isso é ótimo, sinal que o pessoal anda lendo bastante.

Gostei do seu blog, vou acompanhá-lo. :-)

Grande abraço!

Bianca disse...

Eu conhecia alguns desses blogs e a outros fui apresentada agora. Adorei. É um prazer. rsrs

Seguirei a todos. Quanto mais informação de qualidade melhor. ^^

Bianca
http://redoma-de-cristal.blogspot.com/
http://twitter.com/biancabriones
http://www.formspring.me/BiancaBriones

rizzenhas.com disse...

Marcello, muito bom esse post!
Também tenho um blog sobre livros, e ando procurando outros blogs para ler e complementar ainda mais minhas informaçoes sobre o assunto. Então essa lista foi bem-vinda!

Já leio o Quero Morar em uma Livraria, e gosto muito dos textos! É um blog inspirador e da ainda mais vontade de continuar atualizando o meu. E agora vou ter mais inspiração ainda com esse lista. =D

ThayFreir disse...

Marcello, parabéns pelo post. Realmente existem uma infinidade de sites que têm por objetivo a disseminação de conhecimento referente aos mais variados assuntos. E, claro, que o livro não é deixado para trás e é o tema principal de inúmeros blogs. É muito útil e agradável essa troca de informações entre os internautas amantes da leitura. Muitos, inclusive eu, fazem resenhas sobre diversos temas o que facilita a escolha de nosso próximo livro.
Estou seguindo seu blog. Gostei dos assuntos abordados aqui. Além de ser muito bem redigido. Parabéns novamente. Abraços. Thayze

Marcello disse...

Nanda, está convidada para um café literário na Leitura Savassi.

Lia, Luka, Jeanne é sempre um prazer ler suas palavras....

Cristine, ainda falta muito pra transformar esse país em um país de leitores, mas vamos acreditar....

Bianca, prazer em conhecê-la, volte sempre....

Rizzenhas, espero que você tenha milhares de inspirações....

Thay, obrigado pelo elogio, espero que volte sempre.

Viviane Righi disse...

Muito bom, Marcello.
Precisamos mesmo voltar nossos olhares para a cultura. E, mais do que isso, divulgá-la.

Mais uma vez, ponto pra você!

Abraços e até breve...

Vivi Righi
http://fluindolhar.blogspot.com/