terça-feira, 19 de janeiro de 2010


Wayman Lawrence Tisdale foi um jogador de basquete, guitarrista de jazz e membro do Hall da Fama de Basquete Universitário, do qual foi eleito no ano de sua morte.


Tisdale, de apenas 44 anos morreu em um hospital de Tulsa, Oklahoma, onde sua esposa levou-o quando ele tinha dificuldade para respirar. 
A morte de Tisdale foi um choque completo e veio enquanto ele se preparava para voltar ao estúdio de gravação para trabalhar em um projeto com o guitarrista de jazz Norman Brown.


Os médicos descobriram o câncer em seu joelho depois que ele quebrou a perna ao cair de um lance de escadas.
Em agosto de 2008 teve parte de sua perna direita amputada devido ao câncer, dizendo que era a melhor opção para ele não retornar. Pouco tempo depois o médico Scott Sabolich montou uma prótese para ele, segundo ele a maior em 21 anos de carreira. Tisdale se adaptou rapidamente, já que a média era de 3 a 6 meses e ele se adaptou em apenas 1.


Tisdale tinha média de 15 pontos e seis rebotes por jogo ao longo de 12 anos de carreira da NBA, ele jogou no Indiana Pacers, Sacramento Kings e Phoenix Suns, foi considerado uma estrela durante seu período na Universidade de Oklahoma, tanto que ele foi o único jogador universitário a ter a camisa aposentada após sua profissionalização.





Resultados de carreira : 

  • 12.878 Pontos
  • 5.117 Rebotes
  • 1.077 Assistências
Sua melhor temporada foi a 1989-1990 com média 22,3 pontos,e 7,5 rebotes por jogo.

Sua carreira no jazz começou em 1995, dois anos antes de sua aposentadoria da NBA de 1997, com um CD de estréia, foi direto para o 4 º lugar na Billboard's Jazz.
Posteriormente gravou canções - incluindo "Ain't No Stopping Us Now", "Can't Hide Love" e "Don't Take Your Love Away" - foram sucessos de rádio.





O cantor e ator Jamie Fox elogiou a carreira do astro do basquete na música, dizendo a revista Rolling Stone, em 2005, que a sua banda dos sonhos seria : Sheila E, Herbie Hancock, Earth,Wind and Fire, Slash, Randy Jackson; Wayman Tisdale no baixo, Kenny G no sax com Branford Marsalis e Wynton Marsalis no trompete.





Nenhum comentário: