quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

FLIP 2010



Autor de "O Outro Lado da Luz" (Record) e "O Bailarino" (A Girafa), o irlandês Colum McCann é o primeiro nome confirmado para a Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), marcada para 4 a 9 de agosto deste ano, em Paraty (litoral do Rio).

McCann foi traduzido para mais de 30 línguas, com textos publicados em publicações como "New Yorker", "New York Times Magazine" e "Paris Review". Ele iniciou sua carreira como jornalista do "Irish Press" e coleciona colaborações para veículos de prestígio como "Guardian", "The Independent", "La Republicca", "Paris Match" e "The New York Times", entre outros.

Seu último livro, "Let the Great Word Spin" ("Deixe o grande mundo girar", título que terá no Brasil), considerado pela revista "Esquire" como "o primeiro grande romance sobre 11 de Setembro", parte da famosa travessia do equilibrista francês Philippe Petit entre as torres do World Trade Center de Nova York, em 1974, para narrar histórias fictícias de anônimos que o observavam no momento.

A travessia de Phillippe Petit sobre uma corda entre as torres é o fato verídico sobre o qual as histórias fictícias dos personagens desse livro giram. Suas vidas, medíocres e inesquecíveis, convergem em uma espiral surpreendente de acontecimentos. Uma visão extraordinariamente criativa dos mistérios, dores, ternura, emoção e promessas da Nova York do início dos anos 70.

O livro garantiu a McCann a vitória do National Book Awards e figurou nas inúmeras listas de melhores de 2009. "Deixe o grande mundo girar", sairá no Brasil pela Record em maio deste ano.

Nenhum comentário: