sexta-feira, 29 de janeiro de 2010



A Companhia das Letras divulgou, via Twitter, que deve lançar, em março, "O Caminho para Wigan Pier", obra-prima do escritor George Orwell (1903-1950), autor do romance "1984", livro que descreve um fictício Estado totalitário.

Em "O Caminho de Wigan Pier", em tom de reportagem, Orwell fala sobre a dura e miserável vida dos trabalhadores de mineração nas comunidades britânicas de Lancashire e Yorkshire durante os anos 1930, época de elevado desemprego e de condições humilhantes de trabalho. No texto de Orwell, salta um tom político de denúncia em uma reflexão sobre a exploração econômica e os ideais do socialismo.

Considerado um marco do jornalismo literário moderno, "The Road to Wigan Pier" (título em inglês) foi publicado pela primeira vez em 1937, antes do romance "1984", lançado em 1949. O livro teve origem quando Orwell foi incumbido de documentar, em 1936, o desemprego no norte da Inglaterra para o Left Book Club, um grupo que publicava livros com orientação política de esquerda.

George Orwell é pseudônimo de Eric Arthur Blair, que nasceu em 1903, na Índia, onde seu pai trabalhava para o império britânico, e estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Jornalista, crítico e romancista, é um dos mais influentes escritores do século 20, famoso também pela publicação do romance "A Revolução dos Bichos" (1945). Morreu de tuberculose em 1950.

Nenhum comentário: