domingo, 6 de dezembro de 2009

Outro conto....



A história de uma prostituta chamada Elisabeth Rousset, apelidada de Bola de Sebo ( na época as gordinhas dominavam o imaginário masculino e esse apelido era considerado carinhoso) e um grupo de habitantes da cidade de Rouen invadida pelos alemães e decidem fugir para o porto de Havre.

Durante a viagem, todos os outros habitantes ( três casais burgueses, duas freiras, um rapaz do povo) desprezam a presença da prostituta, com a viagem longa todos sentem fome, mas apenas ela tem comida, gentilmente ela compartilha com todos os alimentos necessários e com isso, o preconceito inicial cede às maiores necessidades.

Ao pararem em um albergue, são impedidos de sair para viajar por um oficial alemão que impõe uma condição ao grupo, dormir com a prostituta para que sejam liberados. No início ela recusa, por ele ser um soldado inimigo e o ato seria considerado antiético por uma partidária de Napoleão.

Com a insistência dos outros companheiros de viagem, ela finalmente cede, e eles podem seguir a viagem. No entanto, a prostituta volta a ser ignorada apesar do sacrifício que fez por aqueles que imaginava ter-se aproximado, o conto se encerra com Elisabeth chorando.

O conto é cheio de ironia em suas páginas, os personagens representam parcelas da sociedade francesa.

O autor é Guy de Maupassant, um dos precursores do conto moderno, começou na literatura influenciado por Gustave Flaubert ( Madame Bovary). Esse conto foi publicado em 1880 em uma coletânea de vários autores patrocinada por Émile Zola, onde alcançou sucesso imediato.

O autor teve uma vida conturbada pela sífilis e pelos remédios que tomava para tentar se curar e que causavam delírios, paranóias e alucinações, em 1882 foi internado no sanatório onde manifestou sinais de loucura, morrendo no ano seguinte aos 43 anos.

Sua obra foi produzida na época de maior efervescência cultural em Paris, onde o escritor circulava nos salões aristocráticos e burgueses.

Para Ler :

125 Contos de Guy Maupassant
Org. Noemi Moritz Kon
Tradução : Almicar Bettega
Preço : R$ 55
822 págs
Cia das Letras

Marcello Lopes

Nenhum comentário: