quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Melody Gardot

Nascida em 1985 no estado da Pensilvânia, essa americana tinha se arriscado a cantar apenas em alguns bares da Filadélfia, e aos 19 anos foi atropelada por um automóvel enquanto pedalava de volta pra sua casa sofrendo múltiplas-fraturas na região pélvica, cervical e na cabeça.

Para recuperar alguma de suas antigas habilidades cognitivas o seu médico recomendou que fizesse o uso da música como terapia.

Foi incapacitada, presa a um leito, que ela compôs e gravou as canções do EP intitulado “Some Lessons: The Bedroom Sessions” que chamou a atenção da rádio local.

O segundo álbum Worrisome Heart já se mostra um trabalho de uma profissional, apesar de precisar amadurecer mais suas interpretações, mas mesmo assim impressiona com a faixa Love me like a River Does e todas as músicas são de sua autoria, menos Over the Rainbow em uma versão bossa-nova.

Hoje, aos 24 anos, ela continua lutando contra as sequelas do acidente que a obriga a usar constantemente óculos escuros (hipersensibilidade à luz), tampões de ouvidos (hipersensibilidade a ruidos), bengala para se apoiar e um dispositivo preso a sua cintura que estimula a produção de endorfina em seu organismo, tornando suas dores mais suportáveis.

O uso de elementos do Jazz, Blues e Folk em suas composições e o seu jeito suave de cantar, nos faz lembrar de outra cantora: Norah Jones.

Melody trabalhou com o produtor Larry Klein, ex-marido de Joni Mitchell e atual da brasileira Luciana Souza.



Em seu terceiro álbum My One and Only Thrill o uso da orquestra dá um arranjo triste à uma das canções mais bonitas do álbum, Our Love is Easy.

A faixa mais fraca do álbum é a que Melody canta em francês, muito parecido com as versões de Madeleine Peyroux com seu produtor já trabalhou.

Vale a pena conhecer essa cantora de apenas 24 anos que em algumas faixas mostra-se apta a figurar ao lado de cantoras brancas que deixaram seu nome escrito na história do Jazz como Blossom Dearie, June Christie e Norah Jones).

Discografia:
Some Lessons: The Bedroom Sessions (2005)
Worrisome Heart (2008)
My One and Only Thrill (2009)

http://www.melodygardot.co.uk

Marcello Lopes

Nenhum comentário: