sábado, 29 de agosto de 2009

Marvel 70 Anos

Eu cresci lendo as HQ´s da Marvel, chegando a ter a maior coleção de quadrinhos da rua e talvez do bairro inteiro, eram caixas e caixas de revistinhas contando a história de grandes heróis como Demolidor, X-Men, Homem-Aranha, Os Vingadores e Capitão América.

Eu deixava muitas vezes de estudar para ficar perdido entre as diversas batalhas que esses personagens se envolviam, e quando criança imaginava se existia pessoas como eles.

O tempo foi passando e eu cometi o pior dos pecados, vendi a grande maioria das minhas revistinhas por um preço irrisório, o motivo era banal, outra paixão despontava em mim, os cd´s...

Mudei para a Pompéia ( zona Oeste de Sp) e depois de muitos anos encontrei jogado no quintal 3 sacolas lotadas de HQ´s, inclusive o 1 exemplar de Conan totalmente em cores que foi lançado em 1984, se eu não me engano.


Bom, a felicidade foi enorme, e acendeu novamente a paixão pelas HQ`s e por esse mundo fantástico que os quadrinhos nos apresentam. Procurei em alguns sebos os números que faltavam a minha coleção, mas infelizmente eram muitos e nem sempre eu os achava com a saga completa.

Fiquei desiludido com isso, até que a febre do download me atacou, primeiro baixando cd´s ( não compro cd desde que eu saí da Livraria Cultura em 2003), depois baixando e-books , prefiro os livros tradicionais, pois gosto de marcar as passagens que mais me encantam e no e-book isso não acontece !!!

Achei um site muito bacana, feito de um modo profissional e acima de tudo, apaixonado que é o Rapadura Açucarada http://rapaduradoeudes.blogspot.com lá encontrei não só as HQ´s que eu tanto amava, mas filmes antigos, informações sobre séries dos anos 80, enfim tudo que fazia parte do meu mundo adolescente e ainda faz parte de alguns momentos na minha vida.

Após baixar gigas e gigas de HQ´s da Marvel, inclusive os que eu tinha em papel, comecei a ler entusiasticamente todos eles.
Algumas HQ´s que eu tenho, seja em computador ou no papel são testemunhas de uma época de ouro da Marvel tanto aqui no Brasil, como nos EUA. A criação do primeiro grupo do X-Men, a volta do Capitão América após ser descongelado pelos Vingadores, as teias aracnídeas voando pelos quadrinhos, grandes desenhistas que até hoje influenciam gerações inteiras de artistas.
Lembro de um vez, conversando com o meu cunhado, que é um puta desenhista e também aficionado por HQ´s que um dos maiores desenhistas para ele foi John Buscema ( http://pages.ca.inter.net/~owenandsusan ) e eu concordo, adoro seus desenhos do Conan e do Homem-Aranha.
Além de John, podemos citar aqui sem dúvidas, o trabalho de Jack Kirby criador do Capitão América, Arqueiro Verde e participações importantes na criação e conceito de outros heróis em parceria com Stan Lee, e Kirby é conhecido popularmente entre os criadores e fãs de histórias em quadrinhos como um dos maiores e mais influentes artistas do gênero.
Sua produção entrou para a história enquanto estimativas apontam que ele desenhou mais de 25,000 páginas, assim como tiras em jornais e esboços.

E a web se transformou em uma ferramenta muito útil aos amantes das HQ´s não só porque existem as facilidades de se baixar uma revistinha mas de encontrar e conhecer o trabalho de desenhistas brasileiros e estrangeiros que nem sempre são publicados pelas grandes editoras.
Um bom lugar para se começar a entender o significado dessa paixão é o blog Guia dos Quadrinhos, http://www.guiadosquadrinhos.com lá é possível encontrar as mais diversas publicações, informações sobre títulos, biografias de grandes desenhistas, escritores e acima de tudo, informações importantes e sérias na divulgação de trabalhos acadêmicos sobre histórias em quadrinhos, animação e todas as áreas ligadas ao universo dos gibis.

Essas imagens que ilustram o post que escrevo fazem parte da celebração da Marvel e de inúmeros blogs e mídias especializadas em HQ´s comemorando os 70 anos de Marvel.
A idéia do blog Comics Should Be Good é escolher os 70 quadros mais memoráveis destas sete décadas publicados nos gibis da editora.
A lista feita pelo blog é pós-anos 60, quando a Marvel começou a fazer sucesso com a dupla Stan Lee e Jack Kirby desenhando e escrevendo sobre o Quarteto Fantástico, e não é surpresa nenhuma de que uma boa parte desses quadros sejam de Lee e Kirby.
Veja aqui http://goodcomics.comicbookresources.com os 70 quadros. O blog convida os leitores a fazer sua lista de Top 10 Quadros. (Em inglês)...
Os meus favoritos estão aqui.
Alguns quadros eu tenho em papel, outros eu tenho no pc, mas a emoção de encontrá-los é quase sempre pueril.
Espero que escolham os seus e aproveitem para relembrar memórias da adolescência e os bons momentos lendo uma HQ´s.
Em um outro momento, farei um post dedicado aos grandes desenhistas como Buscema e Kirby.
Demolidor

Visão






The "bad ass" Wolwerine !!!


Justiceiro x Elektra




Texto : Marcello Lopes

Nenhum comentário: