quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Internet vai ao passado e futuro da série "Lost"

Um programa de TV da década de 80 ajuda a explicar o que é a organização secreta Iniciativa Dharma --que construiu casas modernas na ilha de "Lost".

"Mysteries of Universe" (mistérios do universo) é uma série de miniepisódios que vai ao ar pelo site da ABC e simula um documentário algo sensacionalista que trata de "vida fora da terra, monstros, culturas antigas", entre outras coisas. Se monstros e culturas antigas são temas claros para os fãs de "Lost", alienígenas... talvez seja preciso se preparar para eles.


Já no primeiro capítulo on-line insinua-se uma relação entre "sociedades secretas infiltradas em cada canto" do nosso mundo e inteligência extraterrestre.


O segundo compara claramente o uniforme da Dharma com o dos possíveis trabalhadores da Área 51 --uma base militar no deserto de Nevada que guardaria restos de discos voadores, um lugar caro a "Arquivo X". O ponto de partida para o falso documentário são as consequências do aparecimento de um uniforme da sociedade secreta de "Lost" em uma loja próxima à Área 51.


O passado de personagens marginais, como Phil, o guarda de segurança que trabalha com Sawyer na quinta temporada, também foi visitado, deixando mais claro como era o recrutamento para ir à ilha.


Nos dois capítulos já transmitidos também há falas do narrador que remetem a diálogos. Ao todo, serão cinco capítulos. O terceiro irá ao ar em 8 de setembro; o último está planejado para novembro.


Esse episódios depois serão reunidos e ampliados nos extras da caixa de DVDs da quinta temporada.


Por enquanto, servem para alimentar a atenção dos fãs. Blogs como o brasileiro "Dude, We Are Lost" (http://www.dudewearelost.blogspot.com/) colocam os episódios no YouTube e discutem cada detalhe.


Outra forma de atrair os entusiastas da série são os jogos de realidade alternativa, ou ARGs, em inglês. Eles misturam sites e pistas na internet com eventos reais.


Um deles começou na Comic Con, evento de cultura pop que aconteceu no final de julho nos EUA. Lá, o comediante Paul Scheer entregou um bizarro quadro aos produtores de "Lost".


O quadro remetia a uma página (damoncarltonandapolarbear.com), que começa a exibir outras pinturas relacionadas à série.


A partir do site, no último domingo, foi organizada uma festa real em Los Angeles, num bar cheio de referências a "Lost". Sterling Beaumon, que interpreta o Ben adolescente, apareceu por lá.


Scheer é responsável pelo maior "spoiler" (vazamento de informações inéditas) até agora da nova temporada.


Em vídeo em que supostamente invade a sede da ABC, rouba papéis com o título do primeiro episódio: "LA X". LAX, sem espaço, é o aeroporto onde o voo 815 deveria ter pousado, se não tivesse caído na ilha.


Fonte: Folha de São Paulo por Gustavo Villas Boas

Nenhum comentário: