quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Drive-Thru



Em 1931, Royce Hailey foi promovido a gerente de uma lanchonete em Dallas, a PigStands e a responsabilidade de fazer os clientes voltarem a ocupar as mesas do restaurante pesavam em suas costas.


Um dia ao ouvir seu patrão reclamar das pessoas que tinham carro, e que se mostravam preguiçosas de sair deles pra comer, ele teve uma idéia, colocou na entrada da lanchonete uma plaqueta em que se lia Drive-Thru literalmente, "dirija por".


Era um serviço até então nunca visto, os clientes gostaram da novidade e em pouco tempo, filas se formavam em frente a lanchonete.


O serviço era bem rudimentar, o motorista se dirigia aos fundos da lanchonete e fazia o pedido direto na cozinha, o próprio cozinheiro entregava a encomenda em um pacote marrom sem identificação.


Apesar do sucesso, a idéia demorou a pegar nos EUA, a rede Wendy´s só aderiu ao sistema na década de 70 e o primeiro McDonald´s com drive-thru só foi aberto em 1975.


Royce Hailey nasceu em 1910, e aos 14 anos já trabalhava na lanchonete, além do drive-thru ele inventou os onion rings ( anéis de cebola à milanesa), em 1939 ele transformou a Pig Stands na primeira lanchonete com luzes fluorecentes.


Além disso, ele se tornou um empresário de sucesso e em 1955, comprou a Pig Stands que funciona até hoje e ao contrário das outras lojas de fast-food, ele não abriu nenhuma outra franquia.


Royce morreu em 1996 e a presidência da PigStands é ocupada hoje pelo seu filho Richard Hailey.


Texto: Marcello Lopes

Nenhum comentário: