segunda-feira, 27 de abril de 2009

Dia da Educação

Amanhã se comemora o dia da educação, e nada melhor que comemorá-lo com uma boa notícia, o ministério da Cultura estabeleceu como data máxima Julho para a implementação de pelo menos uma biblioteca em cada um dos 5.562 municípios.


Como todo sabemos a biblioteca tem um papel extraordinário no desenvolvimento e na formação de leitores. Não existe um único país do mundo que tenha conseguido chegar à condição de desenvolvido sem ter antes resolvido o seu problema de acesso à educação e aos livros.


Além dessa implementação, o governo irá modernizar as bibliotecas de mais de 400 municípios, o que é muito importante porque de cada 10 brasileiros apenas 1 frequenta esse universo, então as mudanças visam conquistar uma fatia da população que ainda não tem o hábito de buscar um livro na biblioteca ou que já frequentou mas não achou o livro que queria.


O importante na implementação é que a prefeitura do município precisa se adaptar para receber o kit biblioteca do Ministério da Cultura, é preciso criar a biblioteca por lei, estabelecer dotação orçamentária e quadro funcional para a manutenção do espaço, além de prever uma programação cultural para o local.


O ponto negativo é que existem muitos prefeitos que não querem ter uma biblioteca em sua cidade, porque eles não consideram importante, e a maioria dos municípios sem biblioteca são na região Norte e Nordeste, e é importante que a população se mobilize e pressione esses prefeitos para que atendam a determinação da Constituição brasileira que prevê como direito o acesso à Cultura.


Marcello Lopes

Nenhum comentário: